História do Município

por Interlegis — última modificação 13/05/2021 15h44

Tupi-Guarani: PALMEIRAS

Buritama (tupi): Em 1917, algumas famílias chegaram à região, formando o primeiro povoado, que levou o nome de Palmeiras. Dois anos depois, ganhou o nome de Buriti e, em 1927, passou a chamar-se Buritama, que significa terra dos buritis, uma espécie de palmeira. Era distrito de Monte Aprazível e se emancipou em 24 de agosto de 1948.

O primeiro núcleo de Buritama, conhecido por Palmeiras, formou- se por volta de 1917 com a chegada das famílias Teixeira, Pereira, Santos e Goulart, que ali se estabeleceram por causa do solo fértil.

O povoado recebeu, posteriormente o nome de Buriti em virtude da presença de grande quantidade da palmeira de mesmo nome. Na época, pertencia ao território de São José do Rio Preto, mas, em 1924, foi incorporado ao recém-criado município de Monte Aprazível.

Mais tarde PALMEIRAS era elevado à categoria de Distrito Policial com o nome de BURITI devido as belíssimas e várias palmeiras nativas de nome "Buriti", que se estendia desde a cidade até às margens do Rio Tietê.

Em dezembro de 1924, incorpora-se ao recém-criado povoado de Água Limpa, hoje município de Monte Aprazível, distante 72 Kms. Seu desenvolvimento foi lento, pois o meio de transporte da época era o carro de bois ou cavalos, em consequência das precariedades das vias de acesso e de comunicação com a região, mas não foi obstáculo para as famílias pioneiras.

Assim, em 29 de novembro de 1927, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, pela Lei nº 2.102, passando a denominar-se BURITAMA, que em Tupi Guarani significa Palmeiras, nome que conserva até hoje.

Só em 24 de agosto de 1948, passa à categoria de município, ficando sob a jurisdição da comarca de Monte Aprazível. Finalmente pela Lei nº 8.050, de 31 de Dezembro de 1963, passou a ser Comarca, instalada em 25 de Junho de 1966 e tem sob sua jurisdição os municípios de Lourdes, Planalto, Turiúba e Zacarias.

Buritama passou a crescer economicamente, desenvolvendo intensa atividade agropecuária e com indústrias do setor cerâmico, olarias e laticínios.

Seu apogeu ocorre nos anos 80 com a construção da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, transformando a cidade com construções de núcleos habitacionais para abrigar grande contingente de trabalhadores da usina, trazendo crescimento e progresso.

Muitos se foram, outros ficaram e se adaptaram, contribuindo na diversificação cultural de nossa gente.

Hoje Buritama conta com uma agricultura e pecuária diversificada, indústrias de cerâmica, calçados, confecções e metalúrgicas, seu comércio e serviço atende principalmente aos municípios da comarca.

Com a formação de grandes lagos formados pelas Usinas Nova Avanhandava e Três Irmãos, a maior parte do perímetro urbano é cercado por água, proporcionando desenvolvimento e crescimento as atividades relativas ao turismo e ao lazer, com a construção de vários loteamentos, condomínios e barcos de passeios junto ao lagos. Estas atividades geraram empregos, melhorando a qualidade de vida de nosso povo se esquecer da preservação do meio ambiente.

O município de Buritama possui uma área de 324 kms2, situado na região Noroeste do Estado de São Paulo, limitando-se com os municípios de Brejo Alegre, Birigui, Araçatuba, Santo Antonio do Aracanguá, Lourdes, Turiúba e Zacarias.

O município se encontra a 427m acima do nível do mar, a 21º04 de latitude sul e de 50º08 de longitude WGR, clima tropical, com uma temperatura média de 30ºC.

A Prainha Municipal de Buritama está entre as melhores da região. Ali são proporcionadas atividades de lazer aos frequentadores e até torneios de jet-ski, campeonato de vôlei de praia, torneio de pesca, etc.

Há um Parque Turístico às margens do Tietê que oferece um enorme e convidativo espaço. Há passeios em moderno barco de recreio e um excelente Park Hotel junto ao Iate Clube Tietê. Visite Buritama.

A cidade tem o seguinte slogan:

"BURITAMA, QUEM CONHECE AMA".

BANDEIRA DO MUNICIPIO

BANDEIRA DE BURITAMA